O cotidiano do homem está presente no artesanato desde os nossos ancestrais. Por meio da vida comum e da casualidade na rotina, o artesanato representa uma das mais autênticas expressões da identidade de um povo. Um trabalho artesanal que traz consigo traços de exclusividade na criação de cada peça, as características da pessoa envolvida no processo de produção de forma peculiar.

Este trabalho representa a história, a essência e o significado construído a partir do olhar cotidiano dos artesãos e artesãs da Associação do Cazumbá.

Não é de hoje que a borracha tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social da Amazônia. Dos imponentes seringais provêm essa importante matéria-prima utilizada em alguns produtos que compõe o artesanato acreano. É a seiva branca que gera a vida e a identidade cultural.

A Reserva Extrativista (Resex) Cazumbá - Iracema se localiza no município de Sena Madureira. Uma comunidade cuja subsistência baseia-se no extrativismo, na agricultura e criação de animais de pequeno porte. Tudo feito de forma sustentável para proteger os recursos naturais e a cultura local.

O cotidiano de muitas famílias está diretamente ligado ao artesanato proveniente do uso do látex. São peças inspiradas na flora e na fauna local. O trabalho é desenvolvido pela Associação dos Seringueiros do Seringal Cazumbá (ASSC), que reúne o núcleo do artesanato.

O resultado desse trabalho coletivo são objetos de decoração, jogos americanos, sousplats, réplicas de animas e folhas da floresta. Uma atividade que além de promover o bem comum, valoriza e preserva o meio ambiente.

(Texto cedido e adaptado do catálogo Sebrae - Artesanato Acreano)